ATLETAS OLÍMPICOS DE NATAÇÃO NA COMPETITION
Competition
29/09/2021
ATLETAS DE NATAÇÃO CONTAM COMO FOI PARTICIPAR DAS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO 2020
Giovanna Diamante, Gabriel Santos e Stephanie Balduccini, atletas que representaram a natação do Brasil nas Olimpíadas, compartilharam um pouco de suas experiências com a gente!
Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia: o adiamento do evento em 1 ano, a falta de treinos e a preparação física improvisada, os atletas do time Brasil de natação fizeram bonito nas olimpíadas Tóquio 2020.
Giovanna Diamante e Gabriel Santos, atletas do Esporte Clube Pinheiros, e Stephanie Balduccini, do Clube Paineiras do Morumby, estiveram na Competition para uma sessão de fotos da nova coleção da marca Fabíola Molina e, claro, aproveitamos a passagem deles por aqui para um bate-papo. Confira a seguir:
- Nadadora Olímpica (Olimpíada de Tóquio 2020)
- Campeã Pan Americana Lima 2019
- Atleta de natação do Esporte Clube Pinheiros
Foto: arquivo pessoal/Instagram
Competition: Quando começou a praticar natação e o que te motivou?
GD: Comecei aos 6 meses, quando meus pais me colocaram nas aulas de bebê. Mas, aos 14/15 anos, eu já estava nadando profissionalmente.
Natação é algo que eu gosto muito, eu amo o que eu faço. Então, enquanto eu estiver feliz, vou estar motivada a fazer.
Competition: Como você avalia o desempenho do time de natação do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio?
GD: Pensando num comparativo com as Olimpíadas do Rio 2016, o Brasil se superou, foi uma campanha muito boa. Tivemos a medalha do Fernando, nos 200 livre, do Bruno Fratus e da Ana Marcela, na maratona. Então, eu acredito que tenha sido uma boa campanha para o Brasil. Mostra o quanto a gente está bem treinado e, em Paris 2024, a gente vem mais forte.
- Nadador Olímpico
(Olimpíadas do Rio 2016 e Tóquio 2020) - Vice-Campeão Mundial
- Atleta de natação do Esporte Clube Pinheiros
Foto: arquivo pessoal/Instagram
Competition: Como é Viver Por Esporte?
GS: A minha vida é o esporte, desde muito novo eu faço natação, desde os 6 anos de idade, então virou um estilo de vida, um hábito.
Eu comecei a nadar quando os meus pais me colocaram numa academia. Eu gostava de nadar, gostava dos amigos, porque o esporte não é só a prática, você conhece gente, você viaja, você se sente bem. E eu me sentia bem e as coisas foram fluindo naturalmente. Com uns 15/16 anos, foi ficando mais sério e os resultados foram aparecendo, porque tem que ter resultado, senão você não consegue viver de esporte. Foi natural e eu amo o que eu faço.
Competition: Qual a sensação de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos?
GS: Olha, é muito gratificante representar o meu país em qualquer competição. Competir é muito gratificante, vencer é a cereja do bolo. E representar o meu país nas Olimpíadas é o ápice do esporte.
Tive a oportunidade de ir para duas, fui para o Rio 2016 e para Tóquio 2020 e vou me preparar muito para conseguir ir à Paris e ter um resultado melhor, acreditar numa medalha.
Competition: Quem te inspira nesse esporte?
GS: Meu ídolo na natação é o Cielo, eu assisti as vitórias dele, eu treinei com ele – fomos medalhistas no mundial juntos; conviver com um cara fora da curva é muito bom, é um aprendizado pra vida.
O Bruno Fratus também, ele foi medalhista em Tóquio, mas, independentemente da medalha, eu admiro a dedicação, o compromisso que ele tem com o que acredita e se propõe. Ele tem várias medalhas de campeonatos mundiais, vários títulos bem expressivos. Eu gosto e sou fã dos atletas brasileiros!
- Nadadora Olímpica
(Olimpíadas de Tóquio 2020) - Campeã nacional
- Campeã Nacional Juvenil e recordista
- Campeã sul-americana juvenil
- Atleta de natação do Clube Paineiras do Morumby
Foto: Jonne Roriz/COB
Competition: Como foi participar das Olimpíadas de Tóquio 2020 (diante de um cenário repleto de desafios impostos pela pandemia)?
SB: Por conta da pandemia, fiquei meses sem treinar, perdi totalmente o contato com a água. Eu estava super preocupada, classificar para as olimpíadas foi uma grande surpresa. Claro, era um objetivo, mas acho que é o objetivo de várias pessoas. Eu tomei um susto (de um jeito bom), fiquei superfeliz e mesmo com a pandemia, eu me senti segura lá (em Tóquio). A gente fazia teste todo dia, todo mundo usava máscara, álcool gel, luva, era tudo muito organizado.
Competition: Como você fazia para treinar e manter a sua performance com os clubes fechados?
SB: Eu fazia treino aeróbico em casa. Não estava confortável com meu corpo, depois voltei a nadar, estava totalmente fora de forma, mas até que não demorei tanto para me recuperar.
Competition: Como é ser a mais jovem nadadora olímpica do país em 41 anos?
SB: Eu fico muito contente, porque isso mostra que a idade não significa muito, mostra que as pessoas jovens também conseguem conquistar grandes coisas.
Competition: Para finalizar, qual a dica você dá para a nossa equipe competitiva e para quem está começando agora?
SB: Natação é superimportante para saúde e saber nadar também. Em relação à competição, a minha dica é: treine bastante, mesmo quando você estiver cansado, mesmo naqueles dias que você não quer treinar, isso faz a diferença. Também recomendo trabalhar muita saída, virada e ondulação, eu te garanto que isso vai fazer muita diferença.
Eles também responderam algumas perguntinhas lá no Instagram da Comp, vai lá conferir!
NATAÇÃO NA COMPETITION
A natação da Competition é referência em São Paulo. Com um programa aquático exclusivo e reconhecido internacionalmente, ensinamos alunos de todos os níveis, desde os iniciantes (a partir dos seis meses) até os atletas master.
É um esporte completo e democrático. Fora o show à parte que são as nossas piscinas semiolímpicas, vale conhecer.
UNIDADES COMPETITION
-
Higienópolis
RUA DR. ALBUQUERQUE
LINS, 1080 - HIGIENÓPOLIS
SÃO PAULOSEGUNDA A SEXTA 05h30 às 22h00
SÁBADO 8h00 às 15h00
DOMINGO/FERIADOS 9h00 às 15h00
(nos dias de plantão) Calendário de plantões
TELEFONE 11 3660 8400
GERENTE MAURO YAMASAKI
-
Oscar Freire
RUA OSCAR FREIRE, 2066
CERQUEIRA CESAR
SÃO PAULOSEGUNDA A SEXTA 05h30 às 22h15
SÁBADO 8h00 às 15h00
DOMINGO/FERIADOS 9h00 às 15h00
(nos dias de plantão) Calendário de plantões
TELEFONE 11 3060 5555
GERENTE CARLOS COUTO
-
Paulista
RUA CINCINATO BRAGA, 520
BELA VISTA
SÃO PAULOSEGUNDA A SEXTA 05h30 às 22h30
SÁBADO 8h00 às 15h00
DOMINGO/FERIADOS 9h00 às 15h00
(nos dias de plantão) Calendário de plantões
TELEFONE 11 3149 9777
GERENTE IVO PARIZAN
-
CONHEÇA TAMBÉM
PAMPLONA
COMPETITION TRAINING GYM
JARDIM PAMPLONA SHOPPING Rua Pamplona, 1704
Jd. Paulista - São PauloSEGUNDA A SEXTA 5h30 às 22h
SÁBADO 8h00 às 15h00
TELEFONE 11 3884-2700
GERENTE Sandra Francisquini