CORREDOR, VOCÊ SABE O QUE É FAKE TRAINING?
Competition
24/08/2021
Por Aulus Sellmer, treinador, fundador da 4any1, apresentador do programa Qualidade de Vida da Rádio Eldorado e parceiro da Competition
Na onda do debate sobre Fake News, nós, corredores, precisamos também nos atentar a esse assunto no mundo da corrida. Podemos chamar de Fake Training esse bombardeio que vem, geralmente, das mídias sociais e também dos aplicativos.
Com uma roupagem profissional, nos são apresentadas sugestões de como treinar para melhorar a performance na corrida, ter aproveitamento mais eficiente no fortalecimento muscular, tratar lesões ou como montar uma planilha de treinos. Sem contar nas dietas e suplementações milagrosas para emagrecer em poucas semanas.
Então, tome muito cuidado. Você pode estar sob influência de pessoas sem formação acadêmica ou, até mesmo, de professores de educação física que passam treinos sem coerência ou sem uma confirmação se os caminhos apontados possuem um embasamento científico.
Para isso, vou tentar ajudar você, leitor, a fazer uma análise do conteúdo que consome nas redes sociais. Tenha em mente que existem três componentes em seu treino que não podemos ignorar.
Em ordem de importância, temos descanso, alimentação e o treino proposto. Quando há um desequilíbrio em algum desses componentes, provavelmente o sucesso não será alcançado. Portanto, preste atenção se o canal que você consulta consegue abordar e aprofundar esses pontos.
Pouca gente dá atenção, mas o sono pode ser um fator determinante para a fórmula funcionar. Cada tipo de treinamento e estímulo usados na programação demanda um tempo de descanso específico até que a musculatura envolvida esteja recuperada e pronta para receber um novo estímulo. Hoje até existem relógios com programas que calculam, em função do seu treino, qual o período de descanso para realizar seu próximo estímulo ou treino.
Quanto à alimentação, o número de refeições e calorias ideais para quem corre regularmente varia de acordo com as necessidades energéticas de cada corredor. É necessário avaliar se você está magro ou magra demais ou com excesso de peso e, também, se existe a intenção de ganho muscular. O importante é compreender que todos os grupos alimentares devem estar presentes. O que fica como regra é fazer da sua alimentação diária um momento de prazer, no qual boas escolhas farão toda a diferença. Como também as refeições pré e pós treino exclusivas para você. Somente um nutricionista poderá te ajudar. Dietas milagrosas é o que mais encontramos hoje nas redes sociais, mas será que realmente funcionam?
Ao falarmos de treinos, as opções de programas são infinitas e é necessário ter uma excelente orientação profissional, que será adaptada ao atual nível de condicionamento físico. A programação precisa de um objetivo e passar por todas as fases como as de hipertrofia, força, resistência, potência (velocidade), metabólica e, finalmente, polimento. Todas as fases devem ser adaptadas em função do tempo que possui e o nível de condicionamento para conseguir ter uma excelente performance, após alguns meses de treinamento.
Portanto, treinos isolados e sem orientação, pinçados de alguma mídia social, são perigosos por não estarem alinhados com seus objetivos e, muito menos, com sua alimentação e escala de descanso. Mesmo se você não segue uma programação de treinos, os métodos sugeridos são generalistas e dificilmente atenderão alguma especificidade do seu organismo.
O recado mais importante desta coluna é que temos de ser bem criteriosos e investigar realmente se os itens acima possuem um embasamento científico, que respeita os últimos estudos. Sei que todos nós temos redes sociais e “fuçamos” as informações e treinos, mas antes de realizá-los, precisamos refletir e realizar uma análise crítica sobre o conteúdo proposto e a credibilidade do autor. E, por favor, risque da sua lista aqueles que prometem milagres num curto espaço de tempo. Cuidado e bons treinos.
Se você ama correr e quer treinar com especialistas, não perca o treinão Running Club, na USP, no próximo sábado:
Treinão Running Club – 4any1 + Competition
Data: 28 de agosto – sábado
Horário: 08:00 às 10:00
Local: Avenida da Raia USP – Em frente da Faculdade de Psicologia USP (bolsão de estacionamento)
Distâncias: 5km/10km/15km
Hidratação: água e isotônico no percurso
Alimentação: cereais Cróqui no final do treino
UNIDADES COMPETITION
-
Higienópolis
RUA DR. ALBUQUERQUE
LINS, 1080 - HIGIENÓPOLIS
SÃO PAULOSEGUNDA A SEXTA 05h30 às 22h00
SÁBADO 8h00 às 15h00
DOMINGO/FERIADOS 9h00 às 15h00
(nos dias de plantão) Calendário de plantões
TELEFONE 11 3660 8400
GERENTE MAURO YAMASAKI
-
Oscar Freire
RUA OSCAR FREIRE, 2066
CERQUEIRA CESAR
SÃO PAULOSEGUNDA A SEXTA 05h30 às 22h15
SÁBADO 8h00 às 15h00
DOMINGO/FERIADOS 9h00 às 15h00
(nos dias de plantão) Calendário de plantões
TELEFONE 11 3060 5555
GERENTE CARLOS COUTO
-
Paulista
RUA CINCINATO BRAGA, 520
BELA VISTA
SÃO PAULOSEGUNDA A SEXTA 05h30 às 22h30
SÁBADO 8h00 às 15h00
DOMINGO/FERIADOS 9h00 às 15h00
(nos dias de plantão) Calendário de plantões
TELEFONE 11 3149 9777
GERENTE IVO PARIZAN
-
CONHEÇA TAMBÉM
PAMPLONA
COMPETITION TRAINING GYM
JARDIM PAMPLONA SHOPPING Rua Pamplona, 1704
Jd. Paulista - São PauloSEGUNDA A SEXTA 5h30 às 22h
SÁBADO 8h00 às 15h00
TELEFONE 11 3884-2700
GERENTE Sandra Francisquini