O QUE O FUTEBOL INFANTIL PODE ENSINAR?
Por: Competition
27/07/2022 | Tema: Competition

O futebol é um esporte bastante divertido que atrai admiradores das mais diferentes idades, inclusive crianças. É nessa fase que já percebemos uma aptidão para as práticas esportivas e a preferência por brincadeiras com bolas. Incentivar o futebol infantil nos primeiros anos de vida é uma ótima maneira de auxiliar o desenvolvimento integral dos pequenos.
Além de oferecer uma série de benefícios para a saúde, o futebol infantil proporciona também grandes ensinamentos para a vida. Por ser uma prática esportiva realizada em equipe, é natural que a criança tenha que se adaptar a diversas situações, partindo das interações sociais até mesmo na oposição contra um time adversário.
FUTEBOL INFANTIL: CONHEÇA ALGUNS DOS BENEFÍCIOS
As aulas de futebol infantil ajudam no desenvolvimento não apenas físico e mental, mas também emocional de quem pratica, como afirma o professor da Competition, Ricardo Vilar. “A criança dentro do futebol aprende a desenvolver a atenção e lidar com a tomada de decisão. É um ambiente onde ela é estimulada a resolver problemas”.
Dentre as principais vantagens da prática, podemos destacar:
- Desenvolvimento motor
- Resistência e força;
- Equilíbrio;
- Construção da auto-estima;
- Memória e concentração;
- Raciocínio lógico.
5 PRINCIPAIS ENSINAMENTOS DO FUTEBOL INFANTIL
O futebol infantil é uma atividade esportiva muito divertida e estimulante. Confira abaixo alguns dos ensinamentos que a prática pode oferecer aos pequenos:
1 – Respeitar a individualidade de cada um
Com tantas figuras relevantes no futebol nacional e mundial, o que não faltam são exemplos de ídolos. Cada qual com o seu estilo próprio de personalidade e de habilidade de jogo.
2 – Ganhar e perder
A competitividade faz parte da nossa vida, por isso o futebol infantil ajuda com que os pequenos aprendam a lidar com as próprias frustrações.
3 – Aprender a como trabalhar em equipe
Por ser um esporte coletivo, a prática ajuda a desenvolver as questões socioemocionais. Durante as partidas, eles aprendem a importância da união. Para conseguir atingir os objetivos é preciso da participação ativa de cada um do time.
4 – Compreender e respeitar regras
Como qualquer outra modalidade, o futebol possui suas regras próprias que devem ser conhecidas e respeitadas pelos participantes. Assim, conseguimos que as crianças compreendam o motivo das regras e passem a ter mais disciplina.
5 – Pensar de maneira rápida
Isso é possível constatar não apenas em campo, durante os jogos, mas também na sala de aula. O esporte no geral contribui para a formação de novos neurônios, fazendo com que a criança desenvolva melhor a inteligência.
Por isso, os pais de crianças que praticam esportes coletivos, podem esperar de seus filhos um maior senso de comunidade, a construção de relações interpessoais e uma comunicação mais efetiva, de acordo com o professor Ricardo. “Ao invés da criança estar em casa, só jogando videogame, ela estará sendo estimulada de diversas maneiras”.
Na Competition, o futebol infantil é uma brincadeira levada a sério. Contamos com práticas semanais, respeitando o desenvolvimento individual e as necessidades de cada criança. Agende uma aula experimental!