CONHEÇA O DESCONTO FAMÍLIA

ESTACIONAMENTO GRATUITO

Blog

SEIS PERGUNTAS QUE VOCÊ SEMPRE QUIS FAZER PARA O SEU TREINADOR

Por: Competition

21/09/2018 | Tema: Corpo, Competition

treinador dando dicas de musculação para aluna

Nosso coordenador de musculação, Renato Alves, respondeu as principais perguntas relacionadas à atividade física, com o objetivo de trazer aquelas dicas de musculação e esclarecer as dúvidas que você sempre teve sobre o seu treino.

DICAS DE MUSCULAÇÃO – N° 1: DEPOIS DE QUANTO TEMPO DEVO TROCAR O MEU TREINO?

Não existe uma regra para isso. De maneira geral, recomenda-se a troca de treino após 60 dias, pois este é o momento em que o corpo cria uma adaptação em relação aos exercícios e a evolução é diminuída. No entanto, isso só se aplica se o praticante tiver realizado o seu treinamento com uma frequência adequada.

DICAS DE MUSCULAÇÃO – N° 2: QUAL A IMPORTÂNCIA DE TROCAR O TREINO DEPOIS DO PERÍODO RECOMENDADO?

Para ter uma evolução mais consistente e melhores resultados, pois depois de algum um tempo o corpo tende a se estabilizar e não obter ganhos significativos. Existe uma máxima no treinamento que diz que ele precisa ser variado e progressivo.

DICAS DE MUSCULAÇÃO – N° 3: QUANTOS TIPOS DE TREINOS É O CORRETO FAZER NA SEMANA?

Não existe uma regra. Isso depende do estágio e do objetivo do aluno – se for iniciante, apenas um treino em dias alternados já é suficiente para gerar modificações. Para um nível intermediário, dois a três tipos de treinos. Se for avançado, quatro a cinco tipos de treinos, divididos por grupos musculares. Mas vale ressaltar que a quantidade de treino irá depender do objetivo do aluno e da sua rotina.

DICAS DE MUSCULAÇÃO – N° 4: POR QUE ALGUMAS PESSOAS TREINAM PERNA E BRAÇO EM DIAS DIFERENTES E ALGUMAS FAZEM NO MESMO DIA?

Por questões de objetivos e pelo momento em que estão em relação à experiência vivenciada no treinamento. Quando a ênfase é maior nos grupos musculares, é sugerido treinos separados para ter uma maior concentração de exercícios e melhor recuperação no dia seguinte. Mas se há necessidade de um treino mais integrado ou mais curto por questões de tempo, por exemplo, é plausível montar um treino unindo dois ou mais grupos musculares no mesmo dia.

DICAS DE MUSCULAÇÃO – N° 5: QUAL A IMPORTÂNCIA DE SEGUIR O PROGRAMA DE TREINO PRESCRITO PELO MEU PROFESSOR E NÃO FAZER APENAS AQUELE QUE ME SINTO MAIS CONFORTÁVEL?

É fundamental seguir corretamente a planilha preparada pelo profissional de educação física, pois quando o treino é elaborado, pensamos em uma estrutura adequada visando os objetivos e disponibilidade do aluno. Quando a sequência de treinamento não é feita corretamente, corre-se o risco de criar um desequilíbrio muscular, pois algumas partes do corpo estão sendo mais treinadas do que outras. O ideal na montagem de um treino é conseguir aplicar o que o aluno gosta junto com o que ele precisa.

DICAS DE MUSCULAÇÃO – N° 6: É FUNDAMENTAL MESCLAR AERÓBIO COM MUSCULAÇÃO?

Não, pois tudo depende do objetivo do aluno. Se o principal for ganhar massa muscular, talvez um treinamento aeróbio possa diminuir os ganhos, e se o objetivo for melhorar o tempo na corrida, por exemplo, talvez a musculação tradicional possa interferir no treinamento aeróbio. O recomendado é que exista um equilíbrio entre os dois tipos de treinamento, pois eles são importantes para ter um corpo mais adaptado e saudável, ou seja, forte o suficiente para sustentar a carga imposta pelo treinamento e preparado para suportar exigências cardiorrespiratórias.

Leia também: QUATRO SITUAÇÕES QUE SABOTAM O SEU TREINO

Competition

data de publicação: 21/09/2018

Compartilhe:

Veja também